Dentista Móvel utiliza Bento para Mac e para iPhone

A dentista Bia Kunze teve uma idéia simples: Se você não pode ir até o dentista, o dentista vai até você. Kunze é um dentista móvel atendendo pacientes em casa ou no hospital na cidade de Curitiba, Brasil. Para gerenciar o trabalho durante o dia, ela usa Bento para iPhone e sincroniza todas as informações em casa com o seu Bento para Mac.

Transportando o consultório

Como a maioria dos dentistas, Kunze começou em um consultório tradicional de dentista, completo com cadeiras motorizadas e pavorosas turbinas de alta rotação. De um ponto, ela começou a visitar pacientes em hospitais, centros de convalescentes e suas casas. “Não é uma prática muito conhecida,” diz ela. “Mas existem muitas pessoas que não podem ir ao dentista. Elas podem estar com muita dor, ou podem ter problemas para comer. Eu quero ajudar estas pessoas, fazer a vida mais fácil para elas.”

Kunze começou vendo pacientes fora de seu consultório, levando com sigo um kit de equipamentos de dentistas e o smartphone para ter as informações enquanto está fora do consultório. Começou a postar suas experiências em um blog e como ela usava o celular para ter as informações dos pacientes. Logo ela começou a explorar todas as formas de computar informações no seu telefone móvel. Ela escrevia suas experiências e até mesmo apareceu na televisão e na rádio mostrado como usava a tecnologia móvel.

Os dados começaram a crescer e mudavam constantemente. Ela começou a usar um Mac e Bento em 2008. “Eu havia dito que essas coisas seriam mais fáceis de gerencias com um Mac e com Bento,“ diz ela. “Eu decidi tentar e descobrir o porque, que era mais fácil que os outros sistemas que eu havia encontrado. Numa tarde eu criei um banco de dados customizado que continha tudo o que eu precisava para trabalhar.” Primeiro, Kunze levava seu MacBook para todos os lugares que ia. Quando Bento para iPhone foi lançado, ela deixou o notebook em casa. “Eu tinha muito que levar, então ter tudo que eu preciso no iPhone é fantástico!” - diz ela.

"Eu tenho um banco de dados Bento no meu celular onde eu possuo todas as informações de meus pacientes incluindo nome completo, histórico de medicamentos e diagramas dentários," diz Bia. "É a mais fácil, mais flexível solução para guardar registros em tempo real. Com Bento para iPhone, eu tenho tudo que preciso para trabalhar no meu bolso."

Dados médicos gravados no telefone móvel.

Kunze começou suas visitas a clientes com Bento para iPhone. Ela registrava suas visitas com o calendário iCal do iPhone, o qual é automaticamente sincronizado com o seu banco de dados Bento. Ela também guardava as informações dos clientes com o Bento, - incluindo históricos, cuidados médicos, preferências e também fotos dos clientes. “Eu colocava toda a informação médica que eu podia recolher como doenças crônicas e medicamentos que o paciente tomava,“ diz ela. “Então eu tirava uma foto e coletava alguns dados pessoais sobre o paciente para ajudar a lembrar quem ele era. Isso era muito importante para poder falar com ele sobre sua vida e estar realmente conectada com meu cliente.”

Com os progressos das visitas, Kunze armazenava a informação dental do paciente. Seu banco de dados Bento inclui mapas da boca detalhados e menus drop-down, cada dente tinha o seu próprio menu. Isso ajudava Kunze a guardar informações das condições dos dentes dos pacientes usando seu iPhone. O menu incluía opções sobre “dentes perdidos”, “inflamações” e “dentes perfeitos”. Com esse gráfico, Kunze podia traçar as condições dos dentes em tempo e com precisão.

O kit dentário de Kunze, inclui tudo que ela precisa para um check-up e para uma limpeza dentária – desde instrumentos básicos até uma pequena compressora de ar pressurizado para sugar água, aspiradores e brocas. Ela possuía até uma cadeira desmontável, caso necessitara. “Eu fazia a maioria do meu trabalho onde os pacientes estavam, geralmente em camas ou em cadeiras de rodas,” diz ela. “Com meu equipamento, eu podia trabalhar onde meus clientes estivessem confortáveis.”

Fichas e anotações

Até o fim da visita, Kunze grava suas anotações e estabelece uma data de retorno com Bento para iPhone. Quando ela volta para casa, Kunze sincroniza seu banco de dados Bento para iPhone com seu banco de dados Bento 3 para seu Macbook. “Tudo que eu tenho que fazer é um clique de mouse e então está tudo sincronizado!” diz ela. “ É basicamente fazer um backup do meu banco de dados móvel, porém eu sempre uso ele para gerar o faturamento do paciente. “diz ela.

O banco de dados Bento 3 de Kunze, inclui uma lista de faturamento com as datas no iCal, permitindo a dentista ver através do Bento 3 ou do iCal. A lista também inclui links para a fatura e os documentos criados com o Microsoft Word para Mac, armazenados fora de Bento. “Eu posso clicar em um projeto e automaticamente o Bento abre a fatura,” diz ela. “Eu posso manter a fatura em qualquer lugar, até mesmo na minha conta Mac onde este link sempre estará funcionando.”
E para buscar no seu banco de dados algum paciente, ela apenas precisa digitar algumas letras chave do paciente. “Se eu quero procurar informações sobre alguma condição medica pré-existente ou rapidamente encontrar alguma coisa sobre a última visita, tudo que tenho que fazer é digitar-lo no Bento e ele encontra o que preciso,” diz ela. “Faz com que eu lide com a papelada de forma muito fácil e eficaz.”

A dentista continua com seu blog sobre serviços de dentista móvel e computação móvel (http://www.garotasemfio.com.br/blog/ ), onde ela ensina como usar de forma mais eficaz seus serviços móveis e até como usar e criar novas oportunidades de negócios. – como o serviço de dentista móvel. Ela também leciona em cursos de web que emprega soluções de computação móvel para empresas. “Bento e Bento para iPhone são duas fantásticas ferramentas para qualquer um que possui informações para organizar em tempo real,” diz ela. “São totalmente customizáveis: Você pode fazer qualquer coisa que você quiser com ele, sem precisar ler o manual do software.”